top of page

CERTO OU ERRADO ?

  • Márcia Rispoli
  • 15 de set. de 2017
  • 4 min de leitura

Hoje em dia torna-se cada vez mais difícil dizer o que é certo ou o que é errado, mas em decoração quando o ambiente esta sem harmonia é fácil de perceber, pois sentimos, nem sempre conseguimos detectar o que esta errado , mas sentimos que não está certo, por isso dicas sobre certo e errado são sempre bem vidas.




Vamos a alguns ditados que valem para qualquer decoração :

“Se a estrutura não é boa você pode por ouro que não aparece”, isto quer dizer que se a estrutura não favorece o quê vem depois não aparece. Ou seja vai decorar um espaço que está pintado de branco , tem um único foco de luz com um ponto em lâmpada branca e o piso ainda que branco com rejunte cinza, sinto dizer-lhe que não vai dar certo, isto é dificilmente conseguira criar um espaço decorado e agradável neste contexto. Então a regra numero um é ORGANIZAR A ESTRUTURA, isto significa, fazer a elétrica condizendo com o espaço ( pode ser um trilho com foco de lâmpadas dirigidas tipo dicroica de led, e se for um local de trabalho um refletor com lâmpada forte que acende separadamente dos outros focos. Este tipo de iluminação cabe para qualquer espaço ). Se for cerâmica clara deve rejuntar o piso na cor da cerâmica, se o piso for branco o rejunte deverá ser branco, se o piso for bege o rejunte deverá ser bege. Todas as portas e janelas devem estar pintados na mesma cor e o teto se tiver altura padrão deverá ser na cor branco neve. A cor da parede pode variar nos tons off White de branco bege e cinza. Pronto agora pode pensar em começar a decoração !


ERRADO

CERTO




“Se você não tem estilo, não tem nada”, isto quer dizer que se você gosta de contraste e de misturas ainda assim este é um estilo que deverá ser respeitado, e possuir um contexto. Por isso se você não domina completamente todos os estilo básicos ( clássico, moderno, casual) não invente, adote um estilo bem determinado para dar inicio a sua decoração. A regra é DEFINIR ESTILO.


ERRADO

ERRADO

CERTO MODERNO

CERTO INDUSTRIAL

CERTO MODERNO

CERTO CLASSICO


“Parece Peru em prato de sobremesa “ Isso quer dizer que falta proporção, que os tamanhos não condizem com o espaço. Se você tem uma parede de 2 metros coloque no máximo um sofá de 1,80m , para ter espaços na lateral e não dar a impressão que o sofá está espremido na parede. Não adianta querer colocar um sofá de 5 lugares no local onde cabem somente dois lugares, não vai dar certo . Tenha as medidas e liste o mobiliário necessário antes de adquiri-los, preste atenção : necessário, o que não é necessário vai depender o espaço que restar. A regra é MEDIR ANTES DE ADQUIRIR.


errado

errado

CERTO

CERTO

CERTO


“parece sardinha em lata” significa que está excessivo e que não estão sendo respeitados os espaços para circulação mínima. Isto é a cadeira da sala de jantar está encostada na parede ( ninguém consegue sentar, ou que a cama queen deixou uma circulação de 30 cm , então terá que trocar por uma padrão, ou que na recepção para um passar o outro tem que sentar . A regra é AO MEDIR O MOBILIARIO CONSIDERE AS PROFUNDIDADES e a circulação mínima. ( pode-se obter a tabela de circulação mínima no pinterest ou qualquer site de busca).


ERRADO

CERTO


“qualidade tem preço “ em decoração isso é muito válido, e quer dizer que uma mesa de MDF com base arredondada NÃO É igual a uma mesa de madeira com base torneada. Se colocar as duas juntas o plágio fica evidente. Que um móvel de compensado com tapa furos de plástico não é igual a um móvel de madeira com encaixe sem emendas e parafusos aparentes. Laka não é esmalte alto brilho, ainda que da mesma cor e brilhantes. Claro que não precisa tudo ser da melhor qualidade, mas quando for cotar deve considerar a qualidade , e a cotação deve ser entre produtos da mesma qualidade. Uma boa decoração consegue mixar produtos de diferentes qualidade sem prejudicar o efeito final, mas o preço não deve ditar a regra.


ERRADO

CERTO

CERTO

CERTO


“um polaco de cada colônia“ é um ditado bem usado em Curitiba, quer dizer que são objetos de estilos diferentes e que vieram de locais diferentes, era o que acontecia na casa da praia, cada um doava algum móvel que não queria mais e se colocava tudo na casa da praia, ficava um horror! É possível e deve-se aproveitar os moveis, principalmente os de boa qualidade, mas normalmente precisam de reforma, um novo tecido para o sofá, uma nova cor para a cadeira, ou uma restaurada na moldura do espelho, sempre considerando as etapas anteriores para ver se cabe no tamanho, no estilo e se respeita a circulação mínima. A regra aqui é reformar o que der para aproveitar desde que tenha qualidade e estilo.


ERRADO

ERRADO

CERTO

CERTO

CERTO


Enfim, o certo e errado depende 100% do equilíbrio do que se executa, principalmente se houver um miX de estilos, mas na verdade o ditado que mais gosto e que mais uso é “NÃO EXISTE NADA FEIO, EXISTE OBJETOS E MOBILIÁRIO MAL COLOCADOS “




 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page