Quarto montessoriano
- Márcia Ríspoli
- 23 de fev. de 2017
- 3 min de leitura
Quando fiz a primeira Angels decor baby sugeri para as proprietárias um quarto montessoriano, infelizmente na época não foi possível, então quando veio a proposta para Angels Decor Maringá desde a primeira conversa ele estava lá o montessoriano !

A proposta montessoriana é baseada na filosofia educativa de Maria de Montessori, vamos conhecer um pouquinho sobre esta filosofia ? Já falei dela no post como montar um quartinho de bebe passo a passo, mas vale a pena relembrar .
Maria de Montessori, que foi a primeira médica mulher na Itália, ela fundou o sistema de educação Montessoriano.
Princípios do Sistema de Educação de Maria de Montessori
respeitar e incentivar a criança
dar liberdade de movimento
incentivar a independência e a tomada de decisão
proporcionar oportunidades para aprendizado
Enfatizar atividades sensoriais, dentre outros

Para iniciar a montagem de um quarto infantil utilizando a filosofia de Maria de Montessori o ponto de vista da criança deve ser totalmente levado em consideração. O espaço deve ser especialmente preparado para que a criança se movimente livremente e com segurança. É reconhecido que a criança se desenvolve mais completamente (mental, emocional e fisicamente) quando tem liberdade para mover-se e explorar o ambiente. Assim, este deve ser pensado para a criança e não apenas para facilitar as tarefas dos adultos.Tópicos a serem levados em consideração ao se montar um quarto montessoriano:
Berço
O berço é um limitador de movimento. Assim, o primeiro passo é abolir este item e utilizar o colchão ou um futon diretamente no chão ou em cima de um estrado baixinho ou um tatame de E.V.A.. Dessa forma, a criança pode descer da cama quando quiser, para explorar o seu quarto. Ao lado do colchão, pode-se colocar um tapete que além de amortecer uma possível queda, proporcionará estímulos sensoriais diferentes.
Segurança
Tomadas elétricas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance das crianças. O ideal é que a mãe ou o pai se coloquem na posição da criança e avaliem os riscos do local.

Estímulos
Segundo Maria de Montessori, nos primeiros anos de vida, a criança elabora os próprios conceitos pela ação e pelo contato com o mundo em que vive. Ela atua pela ‘mente absorvente’ e os órgãos sensoriais são os captadores dessas informações.
Um espelho é um estímulo importante; o bebê gosta de ver rosto humano e assim, vê-lo a qualquer momento é sempre bom. Além disso, é importante o bebê reconhecer o próprio rosto e os movimentos do seu corpo; isso o ajuda a entender que é uma pessoa distinta da mãe. Por segurança, é importante que esse espelho seja de acrílico e fique bem fixado na parede.
Para o estímulo auditivo, músicas ou sons de violão ou flauta são uma boa pedida. Músicas de compositores clássicos em geral são adoradas pelos pequenos.
Os bebês novinhos adoram móbiles feitos com formas geométricas e cores fortes. Deve-se tomar cuidado para que o móbile não seja alcançado muito facilmente a ponto de a criança poder puxar o móbile para baixo, o que poderia machucá-la.
Livros e revistas também podem ser deixados ao alcance da criança, para que ela folheie, veja as figuras e mesmo rasgue as páginas.

Ao alcance das crianças
Os brinquedos das crianças devem ficar ao alcance delas, organizados em prateleiras baixas. Evite acumular muitos brinquedos ou guardá-los em grandes caixas. O ideal é que os brinquedos sejam poucos e fiquem à vista da criança, para que ela sinta vontade de brincar e possa escolher com qual brincar. Os brinquedos podem ser trocados, deixando-se de três a seis opções de cada vez.
Essa rotação é indicada para que a criança não enjoe dos objetos.Os enfeites do quarto devem ser colocados na altura da criança. Quadros, fotos da família, desenhos, adesivos de parede, devem ser instalados ao nível dos seus olhos.
Há muito mais para aprender sobre a filosofia de Maria de Montessori. Se desejarem aprender um pouco mais, indico acessarem estes sites:
http://larmontessori.blogspot.com.br
http://www.howwemontessori.com
Hoje existem fábricas de moveis com linhas montessorianas, o que facilita para as mamães que desejarem adotar este estilo.
Seguindo as orientações a cama com o estrado no chão para se colocar o colchão é um dos ítens do quarto montessoriano, as hastes em forma de casinha auxiliam na colocação dos brinquedos e mobílies para despertar o interesse do bebê, assim como varal para acessórios ou fotos da família, eu particularmente prefiro as camas estofadas, desta forma além da criança não correr riscos este estilo perdura até a idade adulta, pois a cama tem a forma de meio sofá encostado no chão.

Nos acessórios a criatividade vai longe, adotando o básico temos o mobiliário e as várias formas de colocar ao alcance da criança .
Já fiz vários quartos montessorianos , mas infelizmente não tenho foto de todos, mas as idéias estão aí !

Eu, como mãe sou da opinião que estímulos e segurança são sempre bem vindos, com bom senso . paz e amor toda a criança tende a ser feliz e equilibrada,
Comments